domingo, 7 de agosto de 2011

Autores tentam despistar a imprensa no fim de Insensato Coração, mas quem perde com isso é apenas o público

Norma (Gloria Pires) vai matar Léo (Gabriel Braga Nunes). Ou o vilão vai acabar com a amante vingativa? Eunice (Deborah Evelyn), Jandira (Cristina Galvão), Sueli (Louise Cardoso), Cortez (Herson Capri) e Fabíola (Roberta Rodrigues) serão suspeitos do possível assassinato de Léo. E Wanda (Natália do Vale), Ismael (Juliano Cazarré), Fabíola e Raul (Antonio Fagundes) poderão exterminar Norma. Além disso, André (Lázaro Ramos) poderá falecer de câncer de próstata e Vinícius (Thiago Martins) tentará eliminar Rafa (Jonatas Faro) e Cecília (Giovanna Lancellotti), mas acabará tirando a vida de Hugo (Marco Damigo) e Eduardo (Rodrigo Andrade). Essa verdadeira carnificina em Insensato Coração está circulando pela internet, nos jornais e revistas. E faria a alegria de Odorico Paraguaçu (Paulo Gracindo), cujo único desejo era conseguir um mísero cadaverzinho para poder inaugurar o cemitério de Sucupira, na inesquecível O Bem Amado (1973).
Mas essas informações desencontradas fazem parte de uma estratégia dos autores da trama das 9 da Rede Globo, Ricardo Linhares e Gilberto Braga, para tentar despistar a imprensa. O que não leva a absolutamente nada! Respeito profundamente os dois, mas acho que tudo isso é uma enorme bobagem e um desrespeito sem tamanho com o público. Sim. O papel dos jornalistas é o de divulgar as informações que apura e se capítulos falsos são distribuídos para criar o caos, é mais assunto que as publicações terão para suas capas e chamadas principais. Sendo verdadeiros ou não o leitor tem o direito de tomar conhecimento deles. Até para que não seja pego de calça curta na hora de ver o desfecho da história. Mas tenho conversado com muita gente nas ruas e em chats e a sensação do espectador é sempre a mesma: a de estar sendo feito de bobo por aqueles que deveriam lhe trazer diversão. E eles têm razão. Uma coisa é criar situações dentro da trama para que a pessoa tente descobrir determinado mistério ou um crime… Mas receber informação falsa é apenas irritante, já que não dá direito ao espectador de decidir se o que vai ver lhe agrada ou não. E muitas pessoas garantem que, por causa disso, preferem não assistir nada. Olha que cilada!
Além do que, já ficou comprovadíssimo que tudo mundo quer saber o que vai acontecer na novela. E isso não tira o impacto da cena quando ela vai ao ar e nem baixa a audiência. Pelo contrário! Sempre que a pessoa sabe que, em determinado dia será exibida a sequência que gostaria de ver, fica plantada na frente da telinha. E tem aquele que deixa até de sair de casa por causa disso. E essa parceria de longuíssima data, entre a imprensa e os autores de novela, sempre deu muito certo, afinal, um precisa do outro para trabalhar. E acho mesmo que se não fosse o seguimento jornalístico especializado em novelas, a teledramaturgia não seria a mesma no Brasil.
Não acredito que André, Hugo e Eduardo irão morrer. E apesar de muitas pessoas apostarem que será Norma a vítima do “quem matou?”, ainda acho que Léo será o assassinado da vez. Mas isso a gente só vai ter certeza mesmo conferindo Insensato Coração até dia 19. Isto é, se você ainda tiver paciência… O jeito também é torcer muito para que Aguinaldo Silva e sua Fina Estampa não fiquem presos a tantas jogadas e mistérios desnecessários, que só abalam a confiança do público nos novelistas que tanto admiram.




Nenhum comentário:

Postar um comentário